O Instituto Pietro Ubaldi foi fundado em 08 de dezembro de 1998, dando continuidade à Fundação Pietro Ubaldi, fundada em 29 de fevereiro de 1980 – data em que se comemorou o oitavo aniversário de desencarnação do Arauto da Nova Civilização.

O IPU é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mantida pela Fraternidade Francisco de Assis. A FFA foi fundada pelo casal José e Arléa Amaral, os quais destinaram todo o seu patrimônio à divulgação do Evangelho, como um todo, e da Obra de Pietro Ubaldi, em particular.
Com isso, a Fraternidade Francisco de Assis, além de manter a publicação dos livros de Pietro Ubaldi, atualmente atende atualmente a cerca de 600 pessoas, através de aulas de Evangelho e distribuição de alimentos, do Programa de Apoio à Gestante (PROAGE), Programa de alfabetização de adultos, dentre outros.

O Instituto Pietro Ubaldi tem como objetivo, na perpectiva material, divulgar a Obra por todos os meios, publicando os livros de Pietro Ubaldi, coordenando e/ou apoiando ações vinculadas à Obra de Pietro, no Brasil e no mundo; e na perspectiva espiritual, fazer com que a Obra chegue aos seus herdeiros espirituais espalhados pelo mundo, conforme dito pelo próprio Autor.

Seja na perspectiva material ou na espiritual,  as quais se complementam, e refletindo integralmente os ensinamentos contidos na gênese da Obra, duas diretrizes fundamentais norteiam todas as ações do IPU e dão sentido à sua existência:

  • a garantia do acesso universal e integral à Obra, independente de fatores econômicos, sociais, culturais dentre outros; e
  • a garantia da originalidade do conteúdo da mesma, para que não haja qualquer alteração em sua substância, permitindo com que o leitor tenha contato direto com o pensamento do Autor.