Economia - A economia do Evangelho é a do evoluído, de alto nível biológico, e se poderia chamar a economia do justo. Ela é feita de ordem e retidão, pela qual o indivíduo não contrai débitos para com a Lei, portanto, é livre da preocupação do dever de pagar.

Quem vive o Evangelho está semeando para o presente e para o futuro. Para o presente porque vive em paz, para o futuro porque ficará sem débito a pagar e está se aproximando ainda mais do Sistema. É uma economia compensadora.

Os princípios sobre os quais se baseia a ECONOMIA do mundo são o egoísmo, o separatismo, a rivalidade, enquanto a outra parte, que poderemos chamar economia do céu, fundamenta-se no altruísmo, na unificação, na cooperação.

Econômico - A solução do problema econômico não se pode obter com o velho sistema da guerra entre ricos e pobres, e sim com o de canalizar todas as energias em direção a um trabalho produtivo, fonte de efetivo bem estar geral.

Educação - A educação é o ato no qual a geração madura se volta sobre a geração jovem.

A obra de EDUCAÇÃO deve ser verdadeiramente um ato de fraternidade.

Já se pratica esse tipo de educação, sobretudo nas comunidades carentes.

Educador - Numa classe os jovens estão todos a pedir força e bondade, sabedoria e paciência ao educador.

O EDUCADOR representa força do bem fazendo-se canal para sua descida desde o divino.

Egocêntrico - O Estado, como um chefe de família, pode ser utilmente egocêntrico, sem ser egoísta.

Egocentrismo - A evolução quer todos os egocentrismos separatistas fundidos num estado orgânico, situação futura da humanidade.

Em Deus estavam perfeitamente harmonizados o princípio do EGOCENTRISMO e do Amor, porque o egocentrismo de Deus abarca todos os seres, não é egoísmo separatista, mas um altruísmo unificador.

Na história da vida do homem, venceu e dominou até agora o princípio do individualismo, pelo qual o ser vive isolado, como num castelo, fechado no seu EGOCENTRISMO e armado contra todos.

O EGOCENTRISMO de Deus é, pois, um egocentrismo perfeito, isto é, não constituído de um egoísmo separatista e exclusivista, como um dos seres inferiores, mas sim, feito de Amor, que reforça essa fundamental lei do ser, porque Deus é centro, não para sujeitar mas para atrair, não para absorver, mas para irradiar, não para tomar, mas para dar.

Sem EGOCENTRISMO altruísta desde os sistemas planetários aos organismos celulares e sociais, não se mantém compacta nenhuma unidade.

Egoísmo - O universo, subindo para Deus, vai de um egoísmo separatista a um egoísmo sempre mais unitário e altruísta.

Energia - A energia é transformada, por meio do mecanismo da vida, de suas formas inferiores nas mais altas formas nervosas de sensação, sentimento e pensa-mento.

Aqui está falando de energia do psiquismo.

Equilíbrio - A resistência orgânica não passa de equilíbrio entre contaminação e defesa.

O organismo se mantém equilibrado dentro de um sistema de forças antagônicas, positivas e negativas. Quando chega a doença,as células sadias  lutam para que o equilíbrio orgânico se reestabeleça.

O método evangélico corresponde à grande Lei do EQUILÍBRIO universal.

O princípio de ordem é princípio de EQUILÍBRIO.

Erro - O fato de que cada erro se paga, obriga o ser a desenvolver a inteligência até chegar à compreensão da Lei.

O pagamento do débito contraído é um mal que se transforma em bem. Obriga o ser compreender e obedecer à Lei.

O problema da dor é problema de ignorância da Lei, porque é esta ignorância que leva ao ERRO e este à dor.

Os ERROS podem ser cometidos não somente em quantidade, mas também em qualidade, através dos nossos atos.

Quando se cometeu um ERRO e se insistiu nele, as consequências não se desfazem facilmente, porque já se formou a relação causa-efeito, que, como uma cadeia em que cada anel se liga ao outro, vai sempre gerando novos anéis.

Cometendo-se um erro, o primeiro passo é o arrependimento, mas o débito será pago, é a lei  de causa-efeito. Judas arrependeu-se nem  por isso ficou livre do seu débito à Lei. Se insistir no erro o débito aumenta.

Escola - A escola do futuro deverá servir para preparar os jovens a resolver os problemas da vida e não para fazer eruditismo e colecionadores de noções que os tornarão cultos, mas fora da realidade.

Ainda neste milênio, os jovens sairão das escolas formados para a vida material e espiritual. Já existem algumas experiências neste sentido.

Escravidão - A escravidão do mundo foi abolida apenas formalmente, nas leis, mas continuou no instinto humano, em relação a qualquer indivíduo, desde que pareça mais fraco: escravidão moral, econômica, política etc., de forma civilizada, com cadeias invisíveis, mas nem por isso menos fortes.

A escravidão será totalmente extinta quando a fraternidade reinar entre os povos.

Espírito - A primeira criação de espíritos foi um estado orgânico perfeito, em que reinava uma ordem hierárquica.

É inconcebivel uma criação, feita por Deus, de espíritos anárquicos. Onde estaria a perfeição divina?

A vida do ESPÍRITO é representada por um estado vibratório.

O espírito não tem forma, como a concebemos.

 

As consciências ou ESPÍRITOS são semelhantes ou dessemelhantes, pelas características vibratórias.

As características vibratórias distinguem um espírito do outro.

Caíram fora da ordem, na desordem, os ESPÍRITOS que não quiseram viver sintonizados harmonicamente com o pensamento de Deus, representado pela Lei.

Com plena consciência, o ESPÍRITO superior escolhe o tempo, o lugar, a matriz em que nascerá na Terra. Sua encarnação é um ato de sacrifício, sua descida na prisão da carne, apropriada a almas pouco evoluídas como as humanas, é sua paixão mais dolorosa. Por ser ele adiantado no caminho da evolução, já está desligado da roda da morte e do renascimento.

Os espíritos superiores descem à Terra em missão. Quitam seu débito, conscientemente, e cumprem a tarefa que lhe pertence. São reencarnações planejadas.

Depois das descobertas da desintegração do átomo, inexaurível fonte de energia, e da transformação da individualidade química pela explosão atômica, a descoberta do ESPÍRITO é a maior descoberta “científica” que vos aguarda e revolucionará o mundo, iniciando uma nova era.

Quando a ciência descobrir o espírito, haverá uma grande transformação no mundo, começando pelos parâmetros de referência: os deste mundo e os do outro, bastante utilizados na Obra de Pietro Ubaldi. Atualmente, o mundo só conhece o referencial espaço-tempo. Será o início de uma nova era.

Deus criou os ESPÍRITOS tirando-os de Sua própria substância. Então eles tinham de ser de Sua natureza mesma e possuir Suas mesmas qualidades.

É perigoso tratar das coisas do ESPÍRITO, acreditando poder utilizá-las para fins humanos, com intenção de domínio, com os métodos comuns, sem saber que reações podem nascer delas.

O que é do espírito pertence ao espírito, ao Sistema, o que é da matéria pertence à matéria, ao Anti-Sistema.

Felizes aqueles cujo ESPÍRITO jamais se sacia de conhecimento e de bem, que lutam e sofrem por uma conquista cada vez mais alta.

Na realidade, não havia espaço e, portanto, não podia haver afastamentos espaciais. Nada podia sair do todo. Por isso os ESPÍRITOS rebeldes permaneceram no todo, como estavam antes.

Permanecemos em Deus, mas caídos, estamos nos levantando para contemplá-Lo novamente.

Nas fases superiores, todo o universo se torna ESPÍRITO.

O universo visto com olhos do corpo é material, mas contemplado com o espírito, observa-se que existe um psiquismo em cada ser, em cada criatura, do vegetal ao super-homem.

Nem todos os ESPÍRITOS se rebelaram, de modo que a desordem não foi geral, ou seja, não abrangeu toda a terceira esfera ou aspecto da Divindade, que aqui se chama o Filho.

O ESPÍRITO é organismo em crescimento contínuo que no seu incessante renovar-se vai matando cada vez mais a besta no homem.

Superar as qualidades negativas é a maior preocupação do espírito que deseja evoluir.

O ESPÍRITO, livre da matéria, poderá gozar, sem esforço, um movimento próprio gratuito e ilimitado, como é o dos corpos celestes, com a diferença de não ser um escravo cego do movimento, como aqueles corpos, mas senhor consciente.

Quanto mais evoluído, maior é a liberdade do espírito para movimentar-se.

O ESPÍRITO não é uma criação da vida, mas uma revelação através da vida, algo que agora simplesmente reaparece, porque já existia no sistema antes de cair.

O que pertence ao ESPÍRITO não podemos percebê-lo senão com recursos espirituais.

O mundo material é concebido com o referencial espaço-tempo e o espiritual com o do espírito, a Lei, Deus.

O sinal da perfeição perdida está impresso com caracteres indeléveis em nosso ESPÍRITO, que não a esqueceu e tem fome de reconquistá-la.

Os ESPÍRITOS decaídos continuaram a ser centelhas de Deus e ofuscaram, mas não destruíram, a sua natureza divina.

Quanto mais se é ESPÍRITO mais se domina a decadência senil.

A velhice em nada prejudica o estado espiritual em que o velho se encontra, pelo contrário, seu espírito está mais amadurecido e preparado à nova vida, se ele não estiver preso à matéria.

Seremos os pioneiros dos grandes continentes inexplorados do ESPÍRITO. Espalhemos a cada momento, em redor de nós, atos de sinceridade e de bondade. As vibrações de cada movimento jamais se perdem e alcançam distância inimagináveis.

O mundo espiritual é um continente ainda inexplorado, apenas temos notícias  e muito vagas. Só podemos penetrá-lo através do movimento vibratório que vamos conhecendo com a evolução.

Matéria e ESPÍRITOS são de estruturas diversas.

Espiritual - As fontes do conhecimento e do poder, da riqueza e da saúde não estão como a maioria crê, no mundo material, exterior a nós, mas no mundo espiritual.

As horas da madrugada são as mais profundas, as melhores para a atividade ESPIRITUAL.

O trabalho a ser realizado deveria ser não o de fazer descer o espírito trazendo-o ao nível da matéria, mas o de transformar nossa natureza material até tornar-se ESPIRITUAL.

Espiritualidade - A ESPIRITUALIDADE verdadeira só poderá chegar depois de ter varrido o terreno dos instintos inferiores da animalidade.

Uma ESPIRITUALIDADE tomada a sério, e não pregada para cobrir outras finalidades, interessa só a uma minoria. Para o homem comum a vida real é a terrena. A do além-túmulo é coisa longínqua, sem certeza. A morte é morte e não ressurreição.

Espiritualização - A evolução significa espiritualização e palmilha a estrada que sobe a Deus.

Voltar a subir significa, pois, o transformar-se da matéria em energia e desta em espírito, ou seja, um processo de ESPIRITUALIZAÇÃO.

Estado - O novo Estado é gigantesco organismo integral, imensa oficina de colaborações, em que máquina, trabalho, produção, riqueza, ciência, religião, tudo se funde e age organicamente.

Esse será o Estado no futuro, a verdadeira democracia, o poder emanado do povo que se volta para o bem estar do povo.

O ESTADO agirá em profundidade, evoluindo a luta para formas mais altas, que implicam união de pensamento e de energias, correspondente, também, a um princípio de utilidade coletiva. Imaginai a força de um povo que se tornou organismo!

O ESTADO que realiza o princípio colaboracionista está situado num nível superior ao do Estado que permanece na fase do princípio hedonístico.

O poder de um novo ESTADO, de alto conteúdo ético, é uma força que fecunda todas as atividades, é um esplendor de luz que desperta qualquer alma. Valoriza-se a aptidão, que responde aos impulsos mais nobres, e o homem mediano, incapaz de orientar-se e guiar-se, feito para obedecer, aceita e se eleva.

Estrada - A estrada para evoluir está aberta a todos, qualquer um, desde que a queira, pode tornar-se um evoluído, subindo, se ainda não o é.

Eternidade - Para o evoluído o centro da vida não está na Terra, no presente, e a vida atual vale só em função de uma outra vida, maior, situada na eternidade; não é um fim em si mesma mas apenas um meio para alcançar finalidades mais longínquas e para preparar a sua realização.

Ética - A ética do evoluído é mais livre, todavia mais rigorosa que a do involuído.

Se é mais rigorosa, é mais segura. É possível caminhar (evoluir) com tranquilidade e tem o destino em suas mãos.

A ÉTICA do mundo cuida muito de distinguir um grupo do outro, seja por fé, religião, partido etc., e não a de distinguir honestos de desonestos, onde quer que estejam.

A ÉTICA é apenas um dos aspectos da verdade e, como tal, também só pode ser relativa e em evolução.

A verdadeira ÉTICA não depende do homem, mas de Deus. Ela está acima de tudo e de todos, escrita na Lei e dentro da própria natureza das coisas, dela não se pode fugir.

Agora na Terra está nascendo a nova ÉTICA social, internacional, mundial, que terá de reger em unidade o novo organismo coletivo da humanidade.

Hoje, a ÉTICA é um campo ainda inexplorado, um fenômeno que vivemos frequentemente com resultados desastrosos, porque lhe ignoramos o funcionamento e daí cometemos erros contínuos. Mas, no futuro poder-se-á planificar a viagem da vida, percorrendo-a de olhos abertos e não mais às cegas, como hoje ainda se costuma fazer.

No plano humano também as ÉTICAS não são todas iguais, dependem da forma mental do indivíduo e da sua maneira de conceber a vida conforme o seu nível biológico.

Quanto mais uma ÉTICA é evoluída, tanto mais é moral, no sentido de que se aproxima da moral perfeita do S (Sistema); e quanto mais uma ética é involuída, tanto mais é imoral, no sentido de que se afasta da moral e se aproxima da sua negação completa no AS (Anti-Sistema).

Um dia, teremos de chegar à realização vivida da ÉTICA ideal, que hoje, na Terra, luta para levar o homem a um plano superior de vida, no qual triunfará a nova civilização do espírito.

Eu - É o nosso EU que escolhe em que ambiente nascer, se o não sabe ainda fazê-lo, é guiado pelas sábias forças da vida.

Uma grande parte da humanidade nasce, vive e morre guiada pelos instintos.

Na sua forma física, o nosso EU se encontra sem recordar. Tudo se passa na zona dos automatismos conquistados pela repetição muito longa e abandonados ao subconsciente.

A descida à Terra faz esquecer o passado, todavia com a evolução o subconsciente vai deixando de ser uma caixa de segredos. Então, o "eu" recorda até lugares e de fatos relacionados às vidas pretéritas.

Nunca esqueçamos que, em cada momento de nossa vida, estamos construindo, com os nossos atos, o edifício do nosso EU, isto é, nosso espírito, nossa psicologia e também, como consequência, o corpo onde moramos.

Construir o espírito é desabrochar as qualidades positivas que estão nele em estado latente. A visão se amplia e pode planejar o corpo onde vai morar durante a vida terrena.

O nosso EU não é uma entidade estática, mas um feixe de forças, cada uma com suas características próprias, bem definidas; feixe que, avançando e retrocedendo, desloca-se ao longo do caminho da evolução.

Quando o nosso eu ficar estático, não estamos evoluindo, nascemos, vivemos e não progredimos.

O produto do subconsciente, ou EU inferior e o princípio funcional que o caracteriza, é o instinto. O produto do consciente, ou eu médio e o princípio funcional que o caracteriza, é o raciocínio. O produto do superconsciente, ou eu superior e o princípio funcional que o caracteriza, é a intuição.

Quando a consciência latente tiver se tornado clara e o EU tiver pleno conhecimento de si mesmo, o homem terá vencido a morte.

Vencer a morte é não ter medo dela. O medo é decorrente do comportamento que se teve durante a vida, acaba quando a consciência latente tiver se tornado clara, com a evolução.

Se todas as formas são diferentes, é porque os “EUS” são diferentes, embora conservando cada qual na sua diversidade a característica universal comum de ser um “eu”.

Todos somos centelhas de Deus e cada um tem o seu "eu", com as características que lhe são próprias.

Subconsciente, consciente e superconsciente são três formas de existência do mesmo EU, observado em três de suas dimensões diferentes, sucessivamente conquistadas por evolução.

Todos os “EU” se reagrupam por unidades coletivas, dos menores aos maiores, alcançando, das mínimas unidades atômico-nucleares às máximas organizações galáticas, do simples psiquismo orientador das moléculas dos cristais ao do homem e do gênio.

Deus é uno, com o retorno ao Sistema toda a criação estaria unida a Deus.

Evangelho - A única saída da violência é esta: o caminho do perdão, o caminho do amor, o caminho do Evangelho.

Ao EVANGELHO só pode-se chegar por sucessivas aproximações. Ele fica inacessível por sua elevação, se for apresentado de súbito ao homem atual que, por certo, não o compreende e não o pratica.

Ainda não somos evoluídos bastante para viver o Evangelho como Cristo viveu, mas é possível vivê-lo de acordo com o nosso nível evolutivo. Com o progresso espiritual viveremos mais ainda, até incorporá-lo em nossos instintos.

Biologicamente, o EVANGELHO representa o futuro e algum dia, portanto, haverá de tornar-se realidade.

É mister compreender que o EVANGELHO não é contra a vida. Ele é apenas contra a bestialidade que domina a vida, cujo desenvolvimento ele não atrapalha, mas encoraja a levá-la a um plano evolutivo mais alto.

Efetivamente não há nada mais antievangélico que o método como EVANGELHO é aplicado, pela força, dado que a essência do Evangelho é o amor.

Não há dúvida de que um EVANGELHO verdadeiramente vivido realizaria a mais benéfica revolução do mundo, porque, renovando a nossa maneira de conceber a vida, reformá-la-ia de alto a baixo.

Não se pode negar que todo o movimento moderno, em favor da justiça social, encontre o seu primeiro germe no EVANGELHO.

No EVANGELHO movem-se as forças do infinito; a justiça é automática e perfeita, substancial, e a coordenação social é alcançada; então, o homem move-se em paz com a harmonia do universo.

O EVANGELHO acompanha-nos, ajuda-nos, santifica-nos, mas não nos tira o trabalho, não nos exime do esforço que nos compete.

O Evangelho é o roteiro, é o farol que ilumina a nossa trajetória, mas quem deve e tem de caminhar somos nós.

O EVANGELHO é aplicável não integralmente, mas em doses percentuais, suportáveis pela atual natureza humana, sem lesar demais as necessidades materiais da vida terrena.

Não se sobe o monte correndo, é alto demais para o nosso nível evolutivo, caminhando chegaremos ao topo e com vida espiritual saudável. O Evangelho  ensina-nos a caminhar.

O EVANGELHO é um caminho espinhoso, mas só por ele se pode seriamente alcançar o paraíso, mesmo na Terra.

O EVANGELHO não é destrutivo e antivital, como pode parecer. Ao contrário, representa um novo modo de conceber a vida, para ajudar-nos a enfrentar e resolver, com sabedoria, os nossos problemas.

O EVANGELHO não tem só um sentido moral e religioso, mas também biológico e social, que a ciência um dia terá de compreender.

O EVANGELHO nos quer pobres (ou humildes) de espírito, desprendidos, homens que aprendam a possuir com outro espírito, totalmente diverso do que é próprio ao tipo biológico comum humano, espírito que pode permanecer intacto em qualquer regime econômico.

O Evangelho nos quer humildes de espírito, mas não miseráveis, sem meios para sobreviver.

O verdadeiro EVANGELHO, o mais completo é aquele representado não só pela forma que assumiu nos tempos de Cristo, mas por todas as formas que o mesmo vem assumindo no decorrer dos anos e são oferecidas pela vida que caminha.

Evangélico - O homem evangélico, embora possa parecer inepto sonhador aos olhos do mundo, a única coisa que faz na realidade é lançar fora as armas primitivas e pouco poderosas, para apanhar outras mais aperfeiçoadas e de maior potência.

O Evangélico sabe que as armas do Evangelho são mais poderosas. Eis a grande vantagem: ele conhece as deste mundo e as do Evangelho que o involuído as despreza.  

Quem segue o método EVANGÉLICO da não-resistência, foge da luta e, consequentemente, não pratica qualquer forma imposta de ideais, o que implica ter de respeitar a ignorância em que o próximo se fecha, pronto a lutar para a defender.

Evolução - A evolução abre a todos, os governantes e governados, novos horizontes, prepara formas de vida mais altas que serão compreendidas, quando o homem for mais inteligente, e então serão aceitas, porque mais vantajosas para todos.

A EVOLUÇÃO biológica está completa. Aguarda-te a evolução espiritual.

Já atingimos o reino hominal e nos consideramos planetários. Precisamos atingir o reino espiritual e sermos donos do espírito, de nós mesmos.  

A EVOLUÇÃO caminha do subconsciente ao super-consciente, da besta ao super-homem.

A EVOLUÇÃO é a grande lei da vida, é irresistível lei de unificação.

A EVOLUÇÃO é conquista de consciência, de auto-nomia, de liberdade, porque vai do AS (Anti-Sistema) ao S (Sistema).

A EVOLUÇÃO é uma força viva, presente dentro de nós, fazendo pressão, constrangendo-nos à subida de modo obrigatório.

A EVOLUÇÃO espiritual da humanidade divide-se em três grandes etapas: Budismo, Cristianismo e ciência moderna.

Buda viveu 400 A.C. e trouxe grandes revelações à humanidade. O Cristianismo foi uma alavanca propulsora para fazer essa humanidade evoluir, mas sem a contribuição da ciência, não seríamos o que somos hoje.

A EVOLUÇÃO leva-nos do inferno ao paraíso.

A EVOLUÇÃO não retrograda, não aniquila jamais e defende, como a coisa mais preciosa, os produtos de tantos esforços seus.

Se o espírito não retrograda, também a evolução não pode retrogradar.

A EVOLUÇÃO orgânica não é senão a expressão externa da evolução do espírito.

A evolução da forma acompanha a do espírito. Basta comparar duas civilizações e observamos que forma e espírito evoluíram juntos.

A EVOLUÇÃO psíquica e a evolução morfológica estão ligadas, pois constituem o mesmo processo evolutivo. Uma não pode ser isolada da outra, porque a evolução morfológica só representa a expressão exterior da evolução do princípio espiritual e constrói para si mesmo, regendo-o, o seu organismo no plano físico.

A EVOLUÇÃO surge de dentro, e não de fora. Trata-se de um impulso espiritual, ignorado pelo ambiente externo, material.

A EVOLUÇÃO, que passa do plano físico ao dinâmico e ao psíquico, transforma todo o universo num psiquismo.

A psique humana pode se dividir em três zonas: subconsciente, consciente e superconsciente, que representam seus três níveis de EVOLUÇÃO.

Com a EVOLUÇÃO, o centro da vida se afasta do plano material cada vez mais para o plano espiritual.

É preciso compreender o que Darwin e seus seguidores materialistas não compreenderam e não podiam compreender, isto é, que a EVOLUÇÃO é guiada por um fluxo vital e que sua substância é espiritual.

Charles Darwin viveu no meado do século XIX, quando a ciência estava desabrochando. Pietro Ubaldi viveu um século depois e a ciência já assombrava o mundo com as  suas descobertas e modernas tecnologias. Enquanto a evolução do primeiro é parcial a do segundo é global.

Nada cai do céu gratuitamente. Tanto o indivíduo, como a humanidade, todos têm de subir a montanha da EVOLUÇÃO com as suas próprias pernas.

No caminho da EVOLUÇÃO, o mais rebelde contra a Lei é o ser mais atrasado; o mais obediente é o ser mais adiantado.

O futuro da EVOLUÇÃO reside na compreensão recí-proca, na reconstrução da unidade quebrada, na re-absorção e anulação do separatismo, primeiras qualidades do Anti-Sistema, para substituir a elas a compreensão e a colaboração, primeiras qualidades do Sistema.

Quanto mais a humanidade evolui mais descobre que a evolução não tem limite, ela está em todos os segmentos da sociedade e do conhecimento. Hoje fragmentada, amanhã unificada.

O mineral se orienta, a planta sente, o animal percebe, o homem raciocina, o super-homem conhece por intuição  - eis a EVOLUÇÃO da sensibilidade.

Os conceitos de bem e de mal, de virtude e de vício, de dever e de culpa, embora relativos e progressivos só podem ser concebidos em função da EVOLUÇÃO.

Por meio da EVOLUÇÃO passa da força ao direito, do egoísmo ao altruísmo, da guerra à paz.

Evoluído - A diferença entre o EVOLUÍDO e o involuído é esta: só o primeiro dirige, conscientemente, a sua vida; o segundo obedece aos seus instintos.

Cada evolução seguinte contém as anteriores, assim o super-homem se orienta, sente, percebe, raciocina e conhece por intuição.

Cada EVOLUÍDO é um involuído em relação ao que lhe é superior, e cada involuído é um evoluído, em relação ao que lhe é inferior.

Entre os dois, involuído e EVOLUÍDO, o mais forte é o segundo, porque está protegido pelas forças da vida que quer ascender.

O EVOLUÍDO domina a vida, sabe e calcula causas e efeitos longínquos, é previdente, reflexivo.

O EVOLUÍDO tende a espiritualizar tudo, o involuído a materializar; o primeiro, elevando tudo a seu plano de vida, o segundo, reduzindo ao seu próprio nível.

O tipo biológico do EVOLUÍDO é o que se coloca à frente da marcha ascensional da humanidade.

Só se pode avançar por degraus sucessivos. Por isto, as formas mais evoluídas compreendem as menos EVOLUÍDAS, mas não o contrário.

Evoluir - A necessidade de evoluir, imposta pela Lei, está gravada no mais profundo instinto de vossa alma: a insaciabilidade.

A vida não é fim em si mesma, mas meio para um objetivo mais alto: EVOLUIR. Evoluir significa progredir na alegria, no bem; significa libertação das formas inferiores de existência, realização progressiva do pensamento de Deus.

Quanto mais o ser EVOLUIR, mais se tornará um indivíduo social, cada vez menos apto a viver sozinho, porque aprendeu as qualidades que o tornam apto a viver em sociedade e compreendeu a grande vantagem em fazê-lo.

Evolver - A união sexual normal é a regra sadia para os seres que precisam de todas as provas e dores inerentes à vida, necessária para evolver.

Evolvido - O evolvido é o ser mais adiantado que vive, quer viver e não pode deixar de viver o Evangelho.