As espetaculares realizações da ciência mostram-nos que se está preparando algo de excepcional na historia da humanidade. Algo se está movendo nas vísceras do fenômeno evolutivo e por isso inconscientemente o mundo se encontra numa ansiosa agitação, desconhecida no passado. Se falha o salto, não se sabe como e onde se irá cair. É necessário mover-se orientados no seio do organismo fenomênico universal, dentro do qual existimos e de cujas reações não podemos prescindir, para saber o que se deve fazer, sabendo as consequências do que se faz.  Enquanto a vida avança, o homem não compreende o que está sucedendo e resiste amarrado ao passado com a sua velha forma mental. Adiante há uma estrada cheia de luz, ao longo da qual a vida o impulsiona, mas ele continua olhando para trás, para um mundo cheio de trevas. Este é o tempestuoso contraste entre os impulsos opostos do momento atual.

O homem tem hoje nas mãos poderes jamais possuídos. Que uso fará deles? Servir-se-á para tornar-se sempre mais rico, egoísta e corrompido, permanecendo no plano animal, ou, pelo contrário, servir-se-á para ascender a um plano mais alto, transformando-se cada vez mais num ser de pensamento e consciência? Estes poderes podem ser utilizados nestas duas direções. Eles permitem um salto para a frente, de grandes proporções, mas se mal usados podem levar a um grande retrocesso involutivo. A humanidade deve escolher entre as duas direções a tomar. Mas o caminho é um só: o da evolução.

Não há dúvida, hoje em dia a técnica científica e a organização industrial permitem sempre com menor trabalho alcançar maior produção, com menor esforço, maior bem-estar. Ora, o perigo reside em ter mais abundância de tempo e enriquecimento de meios não usados em sentido evolutivo, isto é, um capital não utilizado para realizar um trabalho mais alto, mas em sentido involutivo, ou seja, capital dissipado em satisfações de tipo inferior; não para facilitar um impulso mental e espiritual, mas para abandonar-se, em descida, embrutecendo-se em materialidade.

Se o momento é perigoso, no entanto, também é maravilhoso, porque oferece possibilidades desconhecidas noutros tempos. O que impele a vida sempre para diante é um irrefreável anseio em direção à felicidade e o Alto sempre chama e a atrai desde longe. Rara é a oportunidade presente e cumpre-nos aproveitar as circunstâncias atuais – não será fácil que venha a sua repetição. O homem encontra-se perante perspectivas ilimitadas, com liberdade e poder, mas também com uma responsabilidade desconhecida nos séculos passados, lançado velozmente em direção a radicais mudanças de vida, com imensa possibilidade de novas realizações e proporcionadas conseqüências de alegria ou dor.

Do livro ” A Descida dos Ideais- Cap 03