Clique aqui e leia gratuitamente este livro

 

image20A Obra de Pietro Ubaldi é um completo sistema científico-filosófico-ético-teológico, com base nos seguintes livros: A Grande Síntese, Deus e Universo, O Sistema e Queda e Salvação, que lhe vieram pelas vias superiores da intuição.
 
Em Princípios de uma Nova Ética, ele nos dá uma visão mais profunda de Deus, de um Deus que sendo Amor, está presente na vida de seus filhos, como sensação sublime. A velha ética dos teólogos e filósofos recebe um forte jato de luz, e passa-se a entender que, por haver diversos graus de evolução, a cada um deles corresponde um tipo de ética. A personalidade humana é analisada em sua íntima estrutura, destacando-se o exame psicológico do subconsciente, consciente e superconsciente, que caracterizam os três biótipos terrestres. Avançando na análise dos problemas fundamentais do ser, Ubaldi enfrenta o do destino em geral, com seus três tipos fundamentais, para deter-se, em seguida, no estudo do destino particular de cada um, em face da lei de causa e efeito, princípio de Justiça universal.
 
Reexaminando a psicanálise de Freud, o Autor coloca-o no seu justo lugar, apontando-lhe as falhas e omissões na pesquisa do subconsciente, com suas limitações no tratamento das neuroses e complexos, sem se preocupar com o aspecto filosófico e espiritual. Para Ubaldi há necessidade de uma “nova psicanálise”, com os novos dados que ele oferece, para uma análise da personalidade e do destino do paciente, objetivando um tratamento eficaz e correto de suas doenças psíquicas e espirituais. O analista será, então, um médico do espírito, e a nova psicanálise será olhada e respeitada como ciência da alma.
 
O problema do sexo, tão predominante neste final de século, não poderia deixar de ser examinado pelo poderoso intuitivo, que o enfoca em suas duas éticas: a sexófila e a sexófoba, diante da realidade biológica e do Cristianismo.
 

Finalmente, Ubaldi aborda a sexualidade de nossos dias, em face da natureza humana, e aponta a espiritualização do amor como o passo decisivo que a evolução vai impor a todos os seres.