Este estudo que vou desenvolvendo para atingir conclusões de ordem filosófica e moral, de significado muito mais alto, pode também ter importância prática para vossa ciência, pois vos oferece a possibilidade de definir, a priori, elementos que ainda desconheceis;  e isso não empiricamente, por tentativas, mas sistematicamente, prevendo, com exatidão, a direção a dar a vossas pesquisas. O esquema vos revela que, em certos pontos, há corpos que descobrireis, com as características indicadas pelo gráfico. Não importam os nomes. Os corpos estão lá, já definidos e descritos. Procurai-os e os achareis. Dir-vos-ei mais: pelo que já conheceis experimentalmente, sabendo-se que o universo é Lei e organismo, podereis delinear o andamento de um fenômeno, pela simples aplicação analógica do conceito fundamental que o governa, isto é, da linha de seu desenvolvimento, mesmo em seus períodos desconhecidos. 

Utilizai este conceito monístico que vos trago - da unidade de princípio de todo o universo -  não apenas no campo moral, mas também no científico; encontrai este princípio de analogia que existe em todas as coisas e ele infalivelmente vos guiará, permitindo-vos determinar a priori, antes da observação e da experiência, o desconhecido e defini-lo, descobri-lo e conhecê-lo. Não foi assim que descobristes o Escândio, o Gálio, o Germânio? O Escândio está no Grupo III, à distância exata de duas oitavas do Boro, o Gálio está no mesmo Grupo, um pouco mais distante na escala, e na mesma distância de duas oitavas do Alumínio; o Germânio está no Grupo III, na mesma distância de duas oitavas do Silício, que se encontra no mesmo Grupo. Este mesmo sistema vos guiou à descoberta dos gases nobres, quimicamente inertes, contidos no ar, isto é,  o Neônio, o Criptônio, o Xenônio. Estes pertencem ao Grupo O, ou seja, ao Grupo do Argônio. Conseguistes preparar o Radônio (emanação do Rádio), da mesma família O. De fato, esses elementos estão no esquema, incluídos no grupo do Argônio, O, (com valência zero) como todos os outros. Assim por diante, também no campo astronômico, onde o cálculo de uma lei exata vos permitiu individualizar, em determinado ponto e instante, um corpo com características determinadas, até ser encontrado, de fato. Já vedes como o edifício, que a razão é capaz de construir, pode antecipar a observação direta; essa é apenas a caminhada vulgar de um pensamento que sempre se apóia nos fatos. Imaginai a que descobertas podereis rapidamente chegar, quando os problemas científicos forem enfrentados por intuição, como vos disse. Aliás as verdadeiras e grandes descobertas foram todas lampejos de intuição de gênio, o super-homem do futuro que, saltando além das formas racionais de pesquisa, antecipa as formas intuitivas da humanidade futura. Os grandes saltos para frente foram dados pelo homem, nunca experimentalmente, nunca racionalmente, mas por intuição, verdadeiro e grande sistema de pesquisa do futuro. Enquanto a evolução não trouxer à luz essa nova maturação biológica, seja a vossa razão na pesquisa científica dirigida pela minha afirmativa de que o universo é todo regido por conceitos harmônicos, analógicos, reduzíveis a princípios cada vez mais simples e sintéticos. Uma vez compreendido o conceito gerador de um processo fenomênico e seu ritmo, qualquer que seja sua altura na escala das formas do ser, ampliai com segurança esse conceito e esse ritmo, mesmo onde ainda falta o conhecimento objetivo. De  γ a  α é idêntica a lei  de evolução, é contínua a linha de desenvolvimento, o princípio é único. Este conceito vos permitirá sempre individuar, a priori, as formas intermediárias que , ῳ a substância, atravessa em seu contínuo transformar-se.

   Resumindo, podemos, pois, dizer que observamos as formas do estágio físico da substância (γ = matéria), que vão do H ao U, segundo pesos atômicos crescentes, formas que reagrupamos em VII grandes séries sucessivas de condensação e VII grandes famílias naturais de isovalências. Somente aparece pequena anomalia, essa também periódica, de três corpos que interrompem a progressão das isovalências. Essa interrupção é como uma breve estase e de modo algum perturba o andamento do fenômeno, pois, a estase é rítmica e reaparece em períodos regulares. No esquema gráfico, as estases, nos fundos das conchas, são obtidas pelos volumes atômicos mais baixos.