S. Vicente, 10 de dezembro de 1963.

Nazarius,

Recebi sua carta de 2 de dezembro com o cheque. Vou utilizá-lo para a compra das passagens. Obrigado, mas não precisava.

O Cláudio está encarregado de comprar os dois leitos para a noite de 7 de janeiro de 1964. Ainda não comprou porque lhe disseram que só vendem com 10 dias de antecedência.

Se houver greve de trens, então eu e Alberto tomaremos o ônibus de S. Paulo e você vem nos esperar no rio, na estação de ônibus. Agora, temos telefone e você poderá saber a que hora estaremos saindo de S. Paulo. Nosso telefone é 8.20.62. A notícia da greve, saberá pelos jornais. Não pode haver desencontro, porque estaremos perdidos e chegar sozinhos a Campos é uma aventura. No Rio, temos o Nilton Garcez, mas se avisá-lo, ele se comunica com Campos e adeus a paz da praia.

Agora, peço-lhe informar-me se há luz elétrica na casa da praia e se a voltagem é 110 ou 220, para eu levar o aparelho de barbear. Outra coisa, encontra-se leite? Para o meu jantar basta meio litro e pela manhã a mesma quantidade, como você sabe.

Não se preocupe se a casa não é forrada.

Logo que souber o horário do trem lhe passarei um telegrama, avisando.

Quando chegarmos ao Rio, estaremos entregues a você. Pelos seus cálculos, chegaremos a Campos às 21 horas e a Grussaí às 22 horas. Não é tarde demais? Poderíamos comer alguma coisa no trem. Isso deixo em suas mãos.

Alberto agradece pela providência que você está tomando para sua hospedagem.

Não se preocupe, não precisamos de muita coisa.

No Diário de São Paulo aparecem dois artigos na "Coluna Espírita", do dia 27 de outubro e 3 de novembro, dizendo que a Mensagem ao Congresso de Buenos Aires foi repelida. Mas eu tenho cartas do Presidente e Vice-Presidente dizendo que eles concordam com a Mensagem. Além disso, o Diário de S. Paulo prometeu publicar a repulsa do Congresso, mas se calou e não publicou nada, porque não houve repulsa. Querem condenar-me, como se eu quisesse agredir e destruir o Espiritismo. Estes são os métodos limpos e fraternais!

Obrigado pelo cartão de Natal.

Votos de Feliz natal a você e a sua esposa, de todos nós.

Aqui o calor já é grande.

Pietro Ubaldi.