Da revista La Ricerca Psichica - Milão, ano XXXVII, fase. II, novembro, 1937.

Pietro Ubaldi — A Grande Síntese (síntese e solução dos problemas da ciência e do espírito) — primeira edição, 1937 - Ulrico Hoepli, Editor Milão.

Não é fácil criticar um volume de tanta amplitude conceptual, de tamanha vastidão e profundidade de argumentos, de tão nova técnica de pensamento e tendo sido escrito em processo tão original. Por sua séria, mas rica apresentação tipográfica, pela sobriedade de seu prefácio, não se supõe, à primeira vista, o imenso mundo interior e o profundo fenômeno espiritual de que ele saiu. Mas seu estilo sempre límpido, simples, acessível — embora com uma tonalidade desusada hoje — revelam imediatamente ao ouvido que bem distingue, um sabor de supranormal, atrás do qual se sente o fenômeno metapsíquico.

O prefácio não entra, nem podia fazê-lo, em pormenores para explicar o gênero; estes são dados em outro volume, As Noúres — Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento, do mesmo autor. O fenômeno da gênese de A Grande Síntese foi tão complexo e vivido tão minuciosa e analiticamente pelo próprio indivíduo que o viveu, que pôde oferecer material e argumento para um volume inteiro. E o próprio autor nos anuncia que continuou o estudo do fenômeno inspirativo em evolução, em outro volume terminado há pouco. Sem falar, pois, do conteúdo ideológico de A Grande Síntese, ela se apresenta como o produto de um fenômeno que foi amplamente estudado; aparece com linhas originalíssimas; é apresentado pelo autor como uma nova técnica de pensamento e método de investigação filosófico-científica, e trata sobretudo do campo das ciências psicológicas e em particular de nosso campo da metapsíquica. O próprio ilustre Prof. Bozzano acompanhou com admiração esta obra, que durante cinco anos encheu as páginas da revista Ali del Pensiero, de Milão; Constancia, de Buenos Aires; Reformador, do Rio de Janeiro; e as colunas do maior diário do Brasil, o Correio da Manhã.

A Grande Síntese é, portanto, um sistema de filosofia científica e assim aparece em sua mais simples expressão. Todo o cognoscível humano é aqui recolhido numa síntese orgânica unitária, completado nas lacunas deixadas pela ciência, reconduzido ao mais compacto monismo e é elevado das divergências analíticas a uma síntese universal, até tocar a essência dos princípios que estão no Absoluto. Fica assim plenamente justificado o subtítulo do volume: "Síntese e solução dos problemas da ciência e do espírito". Esta obra colossal e universal tem, pois, vários aspectos e significados e pode ser lida em diversas profundidades. Interessa antes de tudo à ciência moderna e à filosofia, porque soube reconduzir à unidade a ciência e dela fez um sistema filosófico. Mas este sistema é uma concepção profundamente espiritual; está pois, no centro de nossa fé espiritualista, como de qualquer fé no espírito, de todas as religiões que se baseiam justamente nisso. O espiritualismo moderno recebe, hoje, com esta obra, um novo endereço científico; adquire uma plataforma racional e objetiva, que lhe faltava, e não só de casuística analítica, que ainda não chegou à sua definitiva fase sintética. A fé no espírito é aqui fato demonstrado e a ciência materialista que o negava é levada, por sua evolução e com seus próprios meios e métodos, a este plano mais elevado, em que o espírito aparece evidente. Tudo isso é uma concepção, um estilo, um endereço novo, que nos leva imensamente mais alto. Desta nova orientação já se encontram trações nas revistas, fatos que nos demonstram que isso já foi sentido e assimilado.

Mas A Grande Síntese tem também um conteúdo ético. É uma obra benéfica em larga escala, equaciona e resolve a tarefa de iluminar as consciências num momento histórico decisivo de grandes amadurecimentos em todos os campos. Tem, pois, um alcance também social e se insere como força viva na renovação espiritual para a qual o mundo se prepara laboriosamente. Quem ler esta obra, nessa profundidade, ouvirá ecoar aí as grandes correntes de pensamento, as titânicas forças cósmicas do imponderável que circunda o mundo e é ativo na preparação de seu futuro próximo e remoto.

Não é possível entrar aqui, em breve nota, no pormenor do tratado. É mister lê-lo, e cada alma responderá à leitura segundo sua capacidade de vibrar e de responder, de sentir e de entrar em sintonia, com aquele mundo imenso que se abre, nessa obra, ao nosso olhar. Os problemas tratados são tantos, e vão da estrutura do átomo ao problema da dor;  das questões astronômicas, químicas e matemáticas às sociais da hora presente; da relatividade einsteiniana ao corporativismo; dos complexos problemas da gênese da vida aos fenômenos econômicos; da origem dos universos ao homem, ao gênio, à arte, ao amor, a Deus. O universo aparece aqui em seu funcionamento orgânico e na Lei suprema que o guia.

Cada leitor sairá desta leitura iluminado por uma nova certeza, melhor para si, para sua família, para sua Pátria.

(a) L.F.