As duas mensagens particulares, mencionadas no capítulo "História de um caso vivido", neste volume, dirigidas, uma ao Pontífice, outra a Mussolini, foram escritas de improviso em a noite de 9 de maio de 1932 e a eles remetidas. Esta última foi entregue na tarde de 5 de outubro de 1932 ao destinatário, que a leu. Seu conteúdo e estes fatos estão documentados; em cartas e pela imprensa de então. A estas seguiram-se outras. Eis algumas frases mais importantes:

(.....) "Trata-se de ajudar a nascer a nova humanidade, que nascerá da conturbação do mundo (....). Evita com todas as tuas forças qualquer guerra. Não há razão humana que possa justificar hoje uma guerra que, com os meios modernos de destruição: poderá ser uma destruição tão grande que assinalará o fim da civilização europeia, e atrairá a invasão asiática, forçando a emigração, após tremendos cataclismos, para as Américas" (....).

Outras continham certas frases proféticas, como estas:

(.....) "O momento histórico está maduro para grandes acontecimentos (.....). Soou a hora histórica, porque hoje fala a dor. É grave o momento histórico, porque a dor falará ainda tremendamente, como nunca (....). A civilização europeia, que é civilização cristã, ameaça ruína (.....). A presente tranquilidade aparente é a calma que precede as grandes tempestades (....). Hoje o mundo joga tudo por tudo" (....).

Estes conceitos confirmam os extraídos de outros trabalhos e mensagens, reunidos no capítulo XVIII: "Comentários e previsões", do volume A Nova Civilização do Terceiro Milênio.

Citamos, enfim, alguns conceitos de A Grande Síntese, para esclarecer aqueles que quiseram ver, aqui, espírito partidário, quando ao contrário se trata de princípios gerais da vida, aplicáveis a todos os tempos: "São as forças biológicas que conferem o poder, as mesmas que o tiram, logo que termine a função" —    Cap. XCIX, "O Chefe". (....) "As forças biológicas não garantem o homem, mas a função o derrubam logo que ele não mais corresponda a ela (....). Por isso a história sempre chama os seus homens (.....); rejeita-os sem lamentações logo que cesse a função, ou então logo que caiam no abuso ou na fraqueza (....). Só quem tenha substância de valores intrínsecos sabe compreender e constranger as forças que o circundam, ao invés de ser arrastado por elas (.....)  Assim Napoleão foi jogado fora pelo destino como um trapo, logo que esgotou sua função" (.....) — Cap. CXVI, "Concepção Biológica do Poder".